sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O Altar da Pedra Dormente


Disneylandização Urbana, Perfografia#10_Itaquera/SP_2013

Por Michel Yakini

Há um enxame de poeira e fiéis de vigília no Altar da Pedra Dormente. As contestações estão enterradas na lama e cobertas de concreto, só nos sobra apagar os rastros e recolher os restos. A varredura segue firme, pra debaixo do tapete verde que ilumina os olhos dos fiéis. O vento se encarrega de espalhar incertezas pros pulmões que agonizam um teto, a fim de se proteger do furacão diário, que anuncia a chegada do Parque de Ilusões.

O terror foi enterrar a memória alheia no santuário. Vai que tinha um sapo? Aí a vaca vai pro brejo. Apagará a aura do veneno-remédio, que nossas princesas semearam com inocência e rancor. O que temos pra hoje? É aquilo que você quiser, oras... Não fique tão bravo... São só princesas, enterrando bonecas no Altar da Pedra Dormente. Que há de mal nisso?

Ao redor, rostos anestesiados olhavam com preguiça e indiferença os rastros e os restos que caminhavam sofridamente até a escalada do santuário. Lá foi deixada a oferenda da ignorância, no barranco dos fundos, invisível aos olhos lunáticos. Os fiéis amaldiçoam qualquer opacidade. Há menos que alguma memória enterrada pela inocência-rancorosa de nossas princesas resolva ressuscitar das profundezas desse mar de lama...  

Mas isso seria uma desgraça! Sai zica!

Quanto à poeira... Não se preocupe, não necessita varrer, logo tudo ficará limpo, branquinho, ou melhor, branco no preto, um conto de fadas alvinegro com certificado de dedetização ISO-2014.

O mandatário dessa varredura tem que pagar por isso! Onde já se viu? Varrer o véu da nossa fantasia? Me diga! Quem encomendou esse absurdo?

Logo o Parque de Ilusões ficará pronto e o Altar triunfará reluzente. A História entrará em sono eterno e a Paz-que-eu-não-quero será oficialmente inaugurada. A Centopeia irá levar e trazer o Povo Fiel, a Caixa-de-Brinquedo-e-Hamburguer estará pronta para servir os visitantes e os Habitantes Tolerados viverão em suas torres de lar e vigilância, sem que ninguém incomode a harmonia e o valor forjado a ferro e fogo neste lugar.

Enquanto isso, os fiéis se prostram para que a profecia se cumpra, para nunca mais cair nas desgraças e armadilhas dos que torcem contra, para assim celebrar as grandes vitórias do Povo Fiel, no pleno gozo das colunas sagradas no Altar da Pedra Dormente.

Doa a quem doer...