quarta-feira, 29 de junho de 2011

Educ(ação): interfaces entre Performance e Educação.

Performatividade, Educação, Arte e Outras, Cine Galpão Junho/2011

Por Denise Rachel


Educ(ação) é um grupo de estudos teórico-prático proposto pelo Coletivo Parabelo, com o objetivo de estabelecer conexões entre a arte da performance e a educação. Esta pesquisa, na parte teórica está voltada para educadores e artistas interessados no assunto e, na aplicação prática, pretende dialogar com a Instituição e a comunidade escolar. A metodologia para o desenvolvimento deste processo será a pesquisa-ação, proposta por Andre Morin, na qual ação e reflexão estão interligadas para resolução de problemas e fundamentação de paradigmas no intuito de transformar determinada realidade. Os resultados do presente projeto constituirão também objeto de análise para dissertação de mestrado realizada no Instituto de Artes da UNESP.

A prática artística nas escolas tem se constituído como objeto de diversas discussões a respeito de como devem ser conduzidas, quais são os parâmetros para esta atividade inserida no espaço escolar e as contribuições que a mesma pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem ao assumir um caráter interdisciplinar. Ao levar em conta estas discussões e o contexto escolar da cidade de São Paulo, é possível apontar uma contribuição relevante do fazer artístico como modo de experimentar, sensibilizar e coletivizar a construção de um conhecimento significativo.

O projeto Educ(ação) tem o intuito de promover a práxis artística como área de experimentação e pesquisa, para tanto propõe a performance como campo de investigação ao considerá-la uma manifestação artística de caráter híbrido, a qual consegue reunir todas as linguagens artísticas em seu processo de criação. Além do hibridismo, a performance se caracteriza como arte processual, na qual a relação processo e produto esta intrínseca a idéia de presentificação, de acontecimento, em detrimento da apresentação de um produto pronto e acabado. Neste sentido, a performance assume o caráter de obra aberta a diversas interpretações e interferências do espectador e  permite que este se transforme em co-autor  a medida em que este participa da constituição desta obra artística. Assim, a arte performática abre caminho para a criação coletiva em todas as suas etapas, desde a concepção de uma ideia até a concretização da obra, como modo de compartilhar o conhecimento artístico e as reflexões provocadas pelo mesmo. A performance estabelece, desse modo, uma possibilidade de mediação entre arte e público, a qual pode ser configurada como processo de ensino-aprendizagem e reflexão a respeito de experiências subjetivas e coletivas.

A partir destes princípios de relação entre o fazer performático e o processo educativo, torna-se possível pensar em um espaço escolar aberto ao diálogo entre as pessoas que o ocupam e com os moradores e frequentadores do seu entorno, mediado por ações artísticas promovidas pela comunidade escolar junto a artistas interessados em pesquisar as interfaces entre performance e educação. Dessa forma, o ambiente escolar ganha uma dinâmica diferenciada, torna-se um local de experimentações artístico-pedagógicas voltadas para a discussão de questões que atingem tanto a escola como a sociedade em que a mesma está inserida. Deste modo, é imprescindível que este projeto seja composto por pesquisadores-atores, no sentido de atuarem diretamente na situação investigada como fazedores e/ou mediadores do processo artístico-pedagógico.

Portanto, o projeto Educ(ação) convida aos interessados em geral a investigar as possibilidades de integração entre performance e educação, proporcionando a integração dos fazeres artísticos e pedagógicos em busca da produção de conhecimento significativo, ligado às preocupações da contemporaneidade.  Saiba como participar através do contatoparabelo@gmail.com